PT: Geek Tip — Duas dicas simples para encontrares o teu telemóvel perdido
Que sarilho… Não fazes mesmo ideia de onde deixaste o teu telefone. Já percorreste tudo: casa, carro, escritório, e ele não aparece.
Antes de mais: tenta localizá-lo remotamente.
Tanto a Apple como a Google oferecem ferramentas para encontrares o telefone (entre outras acções):
Se for um iPhone, vai a iCloud.com, faz login com o teu Apple ID, vê a localização do telefone e, se for longe, marca-o como perdido; inclui uma mensagem com o número de telefone de alguém com quem estejas (não o teu, porque… o teu telefone está perdido). O iCloud faz tracking contínuo dos locais onde o telefone estiver até ele ficar sem bateria.
Se for um Android, vai a Find my device, faz login com o teu Gmail e vê a localização do telefone.
Mas ele precisa de acesso à Internet para o conseguires encontrar, e para isso precisa de se conectar à rede móvel (porque se tiver sido perdido num sítio público, ou tiver sido levado por alguém menos bem intencionado, não vai haver Wi-Fi).
Tens aqui duas dicas super simples:
Dica #1: nunca desligues os dados móveis.
Se o telefone tiver sido perdido ou roubado num local público, a probabilidade de se manter ligado à Wi-Fi é baixíssima. Sem dados móveis, o dispositivo é um tijolo inútil na tua mão, e pior ainda se estiver em parte incerta.
Se a tua preocupação é a bateria, há outras formas de poupá-la sem desligar os dados móveis:
Proíbe certas apps de actualizar o seu conteúdo em segundo plano. Um exemplo fácil são as redes sociais: o Facebook, Instagram, Twitter actualizam o feed em segundo plano para não teres de esperar que o conteúdo carregue quando voltas à app. Mas todos podemos esperar dois segundos por este conteúdo. (iPhone: Definições > Geral > Actualização em segundo plano; o Android gere isto autonomamente, e não dá controlo manual ao utilizador.)
Usa o telefone em modo de poupança de energia (iPhone: Definições > Bateria > Modo de poupança de energia // Android: Definições > Bateria > Poupança de Bateria). Esta função desactiva processos secundários no telefone e faz com que ele gaste menos bateria. iPhone e Android fazem coisas diferentes com resultados semelhantes.
No iPhone: proíbe certas apps de usar dados móveis, tal como jogos que só precisam da rede para mostrar anúncios (Definições > Dados móveis)
No Android: activa as funcionalidades de Bateria Adaptativa e Ecrã Adaptativo (Definições > Bateria > Bateria Adaptativa & Definições > Ecrã > Ecrã Adaptativo respectivamente).
Dica #2: desactiva o PIN do SIM.
Antes de mais: não me refiro ao código de bloqueio do telemóvel que marcas o tempo todo; esse deve existir sempre. Refiro-me ao código PIN do teu cartão SIM que marcas sempre que reinicias o telefone.
Se o teu telefone ficar sem bateria, deixa de conseguir partilhar a localização. Mas se alguém o puser a carregar e ligar, ele tenta conectar-se à rede imediatamente (o iPhone liga-se automaticamente se for posto a carregar). No entanto, se o cartão SIM pedir PIN e quem o encontrar não o souber… o telefone não consegue autenticar-se na rede, portanto não te consegue dizer onde está.
Solução: remover o pedido de PIN do SIM.
No iPhone: Definições > Dados móveis > PIN do SIM > desactivar.
No Android: Definições > usa a barra de pesquisa no topo do menu e procura por “SIM”. A opção que procuras está dentro das definições (mas varia consoante a versão do Android OS e a marca do telemóvel).
Estas duas mudanças permitem que o teu telemóvel se mantenha a enviar a localização sempre que possível. Caso ele tenha sido roubado, dirige-te à polícia e mostra-lhes a localização do telefone; não vás em aventuras autónomas para recuperar o telemóvel.
Tens alguma questão que gostavas de esclarecer? Manda-me um email, vou ver se posso ajudar ☺️